Listen

Description

No oitavo episódio do Podcast ELMC, conversaremos sobre um dos mais cultuados poetas de nossa literatura: Augusto dos Anjos.

Nascido no Engenho Pau d’Arco, em Sapé, município da Paraíba, Augusto dos Anjos possui uma obra cuja importância é inversamente proporcional à sua extensão: publicou apenas um livro, Eu, em 1912, financiado às suas custas.

No entanto, a sua exígua produção poética é certamente compensada pelas sucessivas vezes que a obra foi reeditada depois de sua morte, com a inclusão de poemas inéditos, bem como pela consagração junto ao público leitor brasileiro. Estudado por vários dos grandes de nossa crítica literária, é possível encontrar marcas de Augusto dos Anjos na poesia de João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gullar, entre muitos outros.

E hoje? Como é possível pensar a atualidade e a presença de Augusto dos Anjos em nossa poesia e em nosso pensamento cultural?

Para falar sobre esses e outros assuntos, os ELMC convidaram Danilo Linard, graduado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA), mestre pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Danilo Linard é autor da tese ‘O tempo, a ficção e a morte: as escritas de Augusto dos Anjos (1901-1920)’, defendida em 2019.

Mediação: Júlio Cezar Bastoni da Silva (DL - UFC).

Música de fundo: Odeon (Ernesto Nazareth) - Paul Barton, piano.