No nono episódio do Podcast ELMC, falaremos sobre um dos poetas centrais para o romantismo brasileiro: Fagundes Varela.
Nascido em Rio Claro, Estado do Rio de Janeiro, em 1841, Fagundes Varela foi dos maiores expoentes da segunda geração romântica, ao lado de Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire.
Porém, para além dessa faceta mais conhecida do autor, a sua obra adentra temas que o dissociam do chamado ultrarromantismo: aborda questões acerca da nacionalidade, políticas e, especialmente, é pioneiro na produção antiescravista no Brasil, colocando-se ao lado de autores como Maria Firmina dos Reis, Luiz Gama, Trajano Galvão de Carvalho, entre outros.
Sua produção, hoje pouco estudada e compreendida apenas lateralmente, merece ser revisitada, abrindo espaço para a reconfiguração de seu papel na historiografia literária e intelectual brasileira.
Para falar desse e outros assuntos, os ELMC convidaram Rebeca Mega, professora da rede básica, mestre em Estudos de Literatura pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e doutoranda pela mesma universidade. Rebeca Mega é ainda autora de “Retratos da escravidão em ‘Vozes da América’ (1864), de Fagundes Varela”, trabalho com o qual conclui seu curso de mestrado, e continua, atualmente, a desenvolver pesquisas em torno do autor.
Mediação: Júlio Cezar Bastoni da Silva (DL - UFC).
Música de fundo: Odeon (Ernesto Nazareth) - Paul Barton, piano.