Falar de saúde é o que a gente mais gosta nesse podcast! Ele nasceu para levar o conhecimento de saúde e quebrar tabus que existem em relação a tantos temas. Mas se tem algo que a gente gosta é de diversidade! É de dar lugar para que as pessoas que sabem de determinado tema e precisam falar para o mundo. Hoje o episódio é sobre isso.
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS) que entrevistou 17,3 milhões, mostraram que 64,7% dos usuários tinham renda familiar inferior a um salário mínimo, e 32,4% entre um e três salários mínimos. 69,9% dos usuários do SUS são mulheres, 60,9%, pretas ou pardas. Quanto aos aspectos socioeconômicos,
O Brasil tem mais da metade da metade da sua população que se declara preta ou parda. Essas pessoas são a maioria em quantidade, mas são minorias em diversos aspectos
Pra ter essa conversa muito importante e relevante, hoje o facilitando vai ser num formato diferente: passamos a palavra para três pessoas que militam e vivem esse tema do episódio de hoje: Ian Boato: ator e paciente de anemia falciforme; Joyce Abreu: mulher, feminista e militante; e Dr. Vinícius Miranda: médico que atua na linha de frente da Covid 19 no interior da Bahia. Todos eles são negros e apresentam hoje suas questões, dúvidas e apontamentos sobre a saúde, a sociedade e história das pessoas que ainda são minorizadas e, muitas vezes, maltratadas no sistema de saúde. O episódio de hoje faz um apanhado histórico, filosófico e cultural para abordar alguns temas: anemia falciforme, violência obstétrica, saúde mental, racismo, entre outras coisas.
Você pode falar com a gente pelo instagram no @facilitandoasaude; no twitter no no @facilitandocast ou por e-mail no facilitandocast@gmail.com.
Às sextas feiras tem episódio novo para descomplicar e facilitar a sua relação com a saúde e também com a doença, no momento que ela aparecer. Tá preparado? Então vem comigo que vai ser fácil!