Listen

Description

A constituição federal de 1988 fala aos brasileiros: "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Dois anos depois era criado o SUS: nosso sistema único de saúde, formalizado em outra lei. Quem nasceu depois dessas leis não imagina como era o acesso à saúde antes disso. O sistema público de saúde cuidava apenas dos trabalhadores ligados à Previdência Social. Aos outros cidadãos cabia o pagamentos desses serviços ou as instituições filantrópicas, como as Santas Casas.

Já são mais de 30 anos de SUS e mais de vinte anos de regulamentação dos Planos de Saúde, o que chamamos de saúde suplementar e mesmo assim ainda é um assunto que gera muita discussão.

É possível um sistema  atenda gratuitamente todas as pessoas que buscam por ele dar conta de mais de 210 milhões de habitantes? Os mais de 47 milhões de brasileiros que possuem planos de saúde possuem um acesso melhor do que os usuários do SUS? Por que as pessoas criticam tanto o SUS? Por que o SUS não pode acabar? São muitas questões sobre o tema.

Pra falar sobre os sistemas de saúde - o público e o privado - hoje o Facilitando a Saúde recebe Iris Vinha, Coordenadora Estadual da Associação Paulista de Saúde Pública - APSP, enfermeira e especialista e mestranda em gestão em saúde - UNESP / PROAHSA / FGV.

Tá preparado? Então vem comigo que vai ser fácil!