O pré-natal é o acompanhamento médico da mulher durante a gravidez. É neste momento que o médico esclarece todas as dúvidas da mulher sobre a gravidez e sobre o parto. É neste momento também que são realizados os exames para verificar se está tudo bem com a mãe e com o bebê.
Segundo a ginecologista e obstetra do Santa Saúde, a médica Michele Araújo, as consultas de pré-natal devem ser iniciadas o mais precocemente possível, assim que for descoberta a gestação. “Essas consultas, uma vez iniciadas, devem ser assíduas e com a participação de pessoas adequadamente treinadas e especializadas ao atendimento das gestantes”, explica.
A Organização Mundial de Saúde definiu que a proteção à maternidade visa salvaguardar a saúde das mulheres durante a gestação, puerpério e aleitamento. “Por isso o pré-natal é importante. Além disso, ensinar os cuidados indispensáveis aos bebês, permitir o parto e principalmente dar à luz a um filho sadio.”
O objetivo das consultas de pré-natal, segundo a médica, é garantir o nascimento de uma criança saudável e reduzindo o quanto possível os riscos para a mãe. “Nas consultas de pré-natal é possível identificar, precocemente, mulheres que apresentam riscos aumentado para complicações, reduzir as taxas de mortalidade materna, reduzir as taxas de prematuridade, reduzir as taxas de óbito fetal e a mortalidade neonatal”, aleta.
Ouça a entrevista completa aqui