O terceiro episódio do PAPO COOP traz para o palco Emanuel Malta, economista e sócio fundador da Vértice Consultores. Para desvendar as maiores barreiras que encontramos no caminho do desenvolvimento das cooperativas, ele responde à pergunta: QUAIS OS DESAFIOS DA SUA COOPERATIVA?
Durante sua história, as cooperativas sempre foram exemplo de inovação. Assim como em outros negócios, tais inovações precisaram de boas estratégias para que fossem colocadas em prática. Estratégias que, no cooperativismo, são focadas nas pessoas e na geração de valor.
Mas assim como empresas e organizações fora do ramo, desafios são encontrados na caminhada em busca de prosperidade. Quais são - então - os desafios que a sua cooperativa enfrenta hoje?
“A grande pergunta que temos é: qual é o valor que sua cooperativa gera para as pessoas que são impactadas por ela?”
O maior desafio que as cooperativas enfrentam, segundo malta, é fazer as estratégias funcionarem. No contexto das cooperativas, esse desafio ganha um elemento a mais: como criar uma estratégia que gere um real valor para todos os envolvidos no processo?
Para Malta, o primeiro passo é entender o que é estratégia. Estratégia é saber o valor que o seu negócio gerar os clientes. E para que ela funcione, deve-se garantir que essa geração de valor ocorra de forma consistente, sustentável e duradoura. Além disso, a estratégia não pode ficar na teoria. É preciso que haja sintonia entre ela e os processos realizados na cooperativa.
“Se você sabe qual o valor que seu negócio gera para cada uma das partes envolvidas, você está um passo na frente, na resolução dos desafios que sua cooperativa enfrenta”
Diante dessa realidade, é preciso identificar os outros desafios que as cooperativas enfrentam durante sua história. O primeiro desafio: gerar valor de forma clara e coesa. Muitas vezes, a falta de foco acaba por processos demorados, e consequentemente, o desperdício de recursos. A boa estratégia deve seguir um caminho bem definido, e entender desde o início o ponto onde se quer chegar.
O segundo desafio: romper a percepção de que valores são a única coisa que importa. O cooperativismo é regido por seus sete valores. E, logo abaixo deles, encontram-se os valores que cada ambiente pratica. Uma estratégia bem estruturada leva em consideração tais valores, mas sem tratá-los como barreiras absolutas. Saber seus valores e missão é um importante passo. Mas é preciso manter a mente aberta.
Leia na íntegra em nosso aplicativo!
#Cooperative #coop #somoscoop #Mundocoop #desafios #Gestao #cooperativismo