Prólogo
Nesta serie de episódios, serão apresentados recortes de um diário de relatos de encontros clínicos em psicoterapia da escuta que, para além do entendimento intelectual, explicitam uma vivência afetiva experimentada no corpo e na psique do atendido e do psicoterapeuta: atmosfera, sentimentos, sensações, expressões, gestos, olhares, palavras.
____
Episódio
Mario Quintana escreve em “O Espelho Mágico” a quadra poética “Dos hóspedes” que aqui transcrevo “Esta vida é uma estranha hospedeira. De onde se parte quase sempre às tontas. Pois nunca as nossas malas estão prontas. E a nossa conta nunca esta em dia…”
Mario Quintana assim como esse episódio nos direciona ao sem sentido e aos limites da experiência humana em sua capacidade de imaginar o “impossível”. Dialogos sobre o completo despreparo que diante da absurda vastidão existencial insurgem.
Esse episódio relata o que pode ser descrito como um trabalho de Acompanhante Terapêutico (AT), assim como alui tudo que se pode estar esperando. Se tratando de uma história íntima, familiar, aconchegante, paradoxalmente inquietante, infamiliar e um incomodo assim como qualquer grande obra.
Uma narração que versa sobre a impossibilidade de nos movermos, de nos comunicarmos, de nos saciarmos e que ao mesmo tempo se mostra um manifesto sobre o prazer, o dinheiro, a dor, a exploração e principalmente sobre a vida à pesar de todas as coisas.
O cravo e a Rosa é pois senão o relato mais intenso desse podcast e muito provavelmente o mais terno, pois é pelo olhar dessa Acompanhante Terapêutica que ouvimos o des.encontro entre o limite e o prazer, a satisfação e a exploração. A partir de sua falta de ar, podemos acompanha-la para ali e além. No final nos perguntarmos: "o que é que acontece em seguida?”
____
Epílogo
•mirellabrinca@hotmail.com
•https://www.linkedin.com/in/mirella-d-angelo-viviani-39717341/
•https://www.facebook.com/institutocasadotodos/