No último sábado (04/10), o programa Saúde no Ar recebeu a enfermeira da Unimed Ubá, Rafaella Corbelli, para uma conversa esclarecedora com o jornalista Carlos Roberto Sodré sobre a importância do Outubro Rosa, campanha que reforça a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Durante a entrevista, Rafaella destacou que o grande objetivo do Outubro Rosa vai muito além do uso do laço rosa: trata-se de promover o autocuidado e o autoconhecimento do próprio corpo. Ela reforçou que as mulheres devem ser protagonistas de sua saúde.
“Nós somos um termômetro. Somos nós que daremos a diretriz para o médico que vai nos acompanhar, porque ninguém melhor que nós mesmas para conhecer o nosso corpo”, afirmou.
Ela também alertou: sempre que algo diferente for percebido, mesmo que pareça pequeno ou insignificante, é essencial buscar um profissional de saúde para avaliação. O médico é quem vai investigar se é algo relevante ou não.” Nunca subestime um sinal do seu corpo.
E embora outubro seja o mês de maior visibilidade para esse tema, Rafaella lembra que a prevenção deve acontecer o ano todo: “Você pode escolher qualquer data como seu lembrete pessoal, mês de aniversário ou férias. O importante é manter a regularidade dos exames e do autoexame.”
Além disso, a enfermeira também falou sobre os principais sintomas que merecem atenção, os fatores de risco, formas de prevenção, e uma informação que pouca gente sabe: homens também podem desenvolver câncer de mama.
Não perca a entrevista completa.
Uma parceria da Unimed Ubá com a Rádio Educadora.