Listen

Description

O coreógrafo, diretor e ator Ciro Barcelos é nosso convidado mais que especial neste episódio do Sala TUSP, o podcast do Teatro da USP. Ele conversa com a gente sobre a trajetória e a influência do Dzi Croquettes,desde seu surgimento até os dias de hoje. 

Ciro Barcelos iniciou carreira aos 8 anos de idade apresentando-se no programa infantil de calouros da Rádio Gaúcha, O Clube do Guri, ao lado de Elis Regina, também menina. Estreou no teatro profissional aos 17 anos no musical Hair (1970). Fez parte do grupo Dzi Croquettes em sua formação original. Exilado com o Dzi, permaneceu 8 anos na França onde completou estudos de balé clássico e teatro. Como bailarino trabalhou com grandes companhias internacionais, entre elas Pina Bausch e Maurice Bejárt (ballet do Século XX). Filmou com os cineastas franceses Claude Lelouche e Jaques D'emy. De volta ao Brasil em 1980, fundou a Cia. Balé do Terceiro Mundo. Contratado pela Globo como coreógrafo, criou e coreografou a famosa abertura do Fantástico na qual emergia das águas. Coreografou shows de Ney Matogrosso e Gal Costa, é autor e diretor de vários espetáculos de sucesso, entre eles o musical Francisco de Assis que ficou 12 anos em cartaz. Em 2012, remonta o Dzi Croquettes com elenco de jovens atores bailarinos. Desde então vem se dedicando a propagação do Dzi Croquettes como linguagem teatral por eles desenvolvida, que ainda hoje influencia atores no Brasil e no exterior.

O episódio foi ao ar em 11 de setembro de 2020. #TUSPemCasa

- Documentário Dzi Croquettes (2009, dir. Tatiana Issa e Raphael Alvarez, roteiro de Tatiana Issa):  www.youtube.com/watch?v=OGrIMj-4UWc