Neste episódio do SALA TUSP, nossa convidada é a prof. dra. Maria Silvia Betti, em uma conversa sobre a militância política e cultural de Vianinha na oposição à ditadura militar.
Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, é um dos mais importantes nomes do teatro brasileiro. Dramaturgo, ensaísta, diretor e ator de teatro, cinema e tevê, foi integrante do Teatro de Arena em SP, do Grupo Opinião no Rio e do CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE, onde teve importante atuação no desenvolvimento do teatro político de rua.
O episódio foi ao ar em 7 de julho de 2020.
Maria Silvia Betti é livre docente e professora sênior no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (FFLCH-USP) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (ECA-USP). Em 2016 apresentou trabalho de Livre Docência intitulado "Três Estudos de Dramaturgia e Teatro Norte-americanos", publicado em 2017 com o título "Dramaturgia Comparada Estados Unidos/Brasil. Três estudos", pela Editora Cia Fagulha. Fez doutorado em literatura brasileira pela USP sob a orientação de. Flávio Wolf de Aguiar (1994), mestrado sob a orientação de Décio de Almeida Prado (1985), e realizou pós-doutorado na New York University (2003-2004).
Referências:
- FILHO, Oduvaldo Vianna. A Longa Noite de Cristal. São Paulo, Ed. Temporal, 2019.
- FILHO, Oduvaldo Vianna. Papa Highirte. São Paulo, Ed. Temporal, 2019.
- FILHO, Oduvaldo Vianna. Rasga Coração – Edição Especial. São Paulo, Ed. Temporal, 2018.
- BETTI, Maria Silvia. Oduvaldo Vianna Filho. Coleção Artistas Brasileiros. São Paulo, EDUSP, 1997.