N-NE: São previstos acumulados de chuva que poderão superar 90 mm em algumas áreas do Extremo-Norte de RR, do PA e do AP. No Noroeste do AM e do PA, os acumulados deverão ficar entre 40 e 70 mm. Nas demais áreas da região Norte e em praticamente toda a região NE, os acumulados previstos serão inferiores a 10 mm, exceto no Norte do MA, onde poderão ocorrer chuvas próximas a 40 mm. A diminuição das chuvas entre Sergipe, Alagoas e Bahia (SEALBA) contribuirá com a redução do excesso de umidade no solo e favorecerá as lavouras de feijão e milho 3ª safra nas áreas próximas ao litoral de SE e AL, mas poderá causar restrição aos cultivos nas regiões interioranas da BA.
CO: A predominância de uma massa de ar seco impedirá a formação de nuvens de chuva. O tempo seco será benéfico para a qualidade das fibras de algodão e a perda de umidade natural de grãos de milho 2ª safra, na maioria em maturação. Em MS, a umidade no solo será suficiente para as lavouras de milho 2ª safra, ainda em enchimento de grãos, e para o trigo em desenvolvimento, floração e enchimento de grãos no Sudoeste do estado.
SE: Persistirá a falta de chuvas devido à predominância da massa de ar seco que impedirá a formação de nuvens de chuva. O tempo seco beneficiará a qualidade das fibras de algodão e a secagem natural do milho 2ª safra, na maioria em maturação em MG e SP, além da maturação e da colheita da cana-de-açúcar e do café. No Sudoeste de SP, a umidade no solo será suficiente para as lavouras de milho 2ª safra ainda em enchimento de grãos, e para o trigo em desenvolvimento.
S: A passagem de uma frente fria irá contribuir com áreas de instabilidade no RS. Os acumulados ficarão entre 20 e 70 mm no Extremo-Sul do estado. Nas demais áreas, os acumulados serão inferiores a 10 mm. A diminuição no volume de chuvas e o tempo estável favorecerão a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de inverno, além da maturação e da colheita do milho 2ª safra, sem comprometer as lavouras ainda em enchimento de grãos. A atuação de uma massa de ar frio deverá favorecer a formação de geada, principalmente na Campanha Gaúcha e regiões Serranas.
A Previsão Agrometeorológica é para os dias 27/06 a 04/07/2022.
As informações do Boletim são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.