N-NE: São esperadas chuvas intensas no Extremo Norte de RR e no AP, com valores entre 100 e 200 mm. Para a região Central e Noroeste do AM podem ocorrer acumulados de até 100 mm. Nas demais áreas da região Norte, a previsão é de chuvas abaixo de 60 mm. No Norte do MA e do PI, além do Sudoeste do CE, são previstos acumulados entre 50 e 80 mm. Na costa Leste do NE e na SEALBA, os volumes serão de até 40 mm, mantendo a umidade no solo para a semeadura e o desenvolvimento do feijão e do milho de 3ª safra. Nas demais áreas, as chuvas serão inferiores a 10 mm.
CO: Não são previstos acumulados de chuva significativos em praticamente todos os estados. Apenas no Sul do MS são esperados volumes em torno de 50 mm, favorecendo a formação de maçã nos cultivos de algodão, o enchimento de grãos no milho 2ª safra e o trigo em início de desenvolvimento. Nas demais áreas da região, prevalecerá o tempo seco, favorecendo as lavouras em maturação e colheita, mas mantendo a restrição hídrica para os cultivos de milho 2ª safra ainda em floração e enchimento de grãos.
SE: Sem previsão de acumulados de chuva significativos em praticamente toda a região. Exceto no Sul de SP, onde há previsão de cerca de 50 mm de chuvas que favorecerá o milho 2ª safra, em floração e enchimento de grãos, e o trigo em desenvolvimento. Nas demais áreas da região, o tempo permanecerá seco, contribuindo para a maturação e colheita dos cultivos de grãos, cana-de-açúcar e café. Porém, persistirá a condição de restrição hídrica para os cultivos de algodão, feijão 2ª, milho 2ª safra e trigo em estágios reprodutivos.
S: No Oeste de SC, no Sudoeste e Centro-Oriental do PR são previstos acumulados de chuvas que podem chegar a 100 mm, ocasionados pela passagem de uma frente fria. No Sul do RS, são esperados volumes de chuvas intensas entre 100 e 200 mm, nos dias 05 e 06/06. Nas demais áreas da região, as chuvas ficarão abaixo de 50 mm. As condições de umidade serão favoráveis para o milho 2ª safra em floração e enchimento de grãos, além da semeadura do trigo, que deve progredir na região.
A previsão agrometeorológica é para os dias 30/05 a 06/06/2022.
As informações do Boletim são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).