N-NE: São previstos acumulados de chuva significativos em grande parte da região no AC, Norte do PA, Noroeste do AM e AP, Sul de RR, Norte do MA e do PI. Em RO, TO, Sul do MA e do PI, além de Sergipe, Alagoas, Tocantins e Bahia (SEALBA), onde predominarão baixos volumes de chuva, inferiores a 10 mm. As condições de umidade continuarão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento do feijão e do milho 3ª safra. Em grande parte da BA, não há previsão de chuvas. Espera-se expansão da área com restrição hídrica para o desenvolvimento do milho 2ª do Oeste da BA ao Sudoeste do PI.
CO: Não estão previstos acumulados de chuva significativos em praticamente todos os estados. No Extremo Norte do MT e Sul de MS são previstos volumes de até 40 mm, porém não se descarta a ocorrência de chuvas em pontos isolados. A falta de chuvas e as altas temperaturas têm aumentado as áreas com baixo armazenamento hídrico no solo, causando restrições a lavouras de algodão e milho 2ª safra. As maiores restrições ocorrerão nas lavouras de milho 2ª safra semeadas fora da janela ideal.
SE: Não estão previstos acumulados de chuva significativos em praticamente todos os estados. A exceção será no Oeste de SP com volumes previstos de 30 mm, porém não se descarta a ocorrência de chuvas em pontos isolados. A falta de chuvas e as altas temperaturas têm aumentado as áreas com baixo armazenamento de água no solo, causando restrições a lavouras de algodão e milho 2ª safra. As maiores limitações ocorrerão nas lavouras de milho 2ª safra semeadas fora da janela ideal. A maturação e a colheita do café e da cana-de-açúcar continuarão sendo beneficiadas pelas condições climáticas.
S: São previstos baixos volumes de chuva, chegando a 40 mm no Norte do RS, SC e Oeste do PR. As condições serão favoráveis para a maturação e a colheita do milho 1ª e da soja em SC e RS, bem como para o desenvolvimento, a floração e o enchimento de grãos do milho e feijão 2ª safra. A semeadura e o desenvolvimento de trigo também ocorrerão sob condições favoráveis.
A Previsão Agrometeorológica é para os dias 09 a 16/05/2022.
As informações do Boletim são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.