N-NE: São previstas chuvas intensas no Extremo Norte do Amazonas, Noroeste do Pará, em RR e no Amapá. No Centro-Sul do AM e parte Central do PA, os acumulados não ultrapassarão 100 mm. Nas demais áreas da Região Norte, a previsão é de chuvas abaixo de 60 mm. Na Região Nordeste, são previstas chuvas volumosas em SE, Sul de PE e AL, contribuindo para a elevação da umidade no solo, a semeadura e o desenvolvimento do feijão e do milho 3ª safra. No Norte do MA, do PI e no Nordeste do CE, podem atingir acumulados de 40 a 60 mm. Pouca chuva prevista no Oeste de PE, RN e PB. A falta de chuvas no Oeste Baiano manterá a condição de restrição para o milho 2ª safra.
CO: A estiagem está se intensificando. Os volumes de chuva na região não deverão passar de 20 mm. A previsão de temperaturas abaixo da média amenizará a perda de umidade no solo. No entanto, haverá diminuição de água na maior parte da região. Restrições por baixas temperaturas e geadas em áreas do MS e GO poderão prejudicar cultivos de milho 2ª safra em estágios fenológicos sensíveis.
SE: Não são previstos acumulados de chuva que ultrapassem 40 mm em toda a região, exceto nos dias 17 e 18 em áreas do Sul de MG, Nordeste de SP e RJ. Há previsão de temperaturas mínimas abaixo de 10°C em SP, Centro e Sul de MG e na região serrana do RJ, com possibilidade de geadas. As poucas chuvas não serão suficientes para elevar a umidade do solo em áreas de MG e SP, persistindo as restrições para as lavouras de milho e feijão 2ª safra. Esses cultivos também podem ser impactados por baixas temperaturas e geadas.
S: Os menores índices de chuva são previstos para o PR, com baixos volumes e ausência de chuvas na região Noroeste. Nos demais estados, as chuvas poderão ultrapassar, de forma localizada, 70 mm, principalmente na parte Central do RS. Não haverá restrição por falta de chuvas às lavouras de milho e feijão 2ª do PR. No entanto, poderá haver restrições e danos causados por baixas temperaturas e geadas, previstas com intensidade variando de fraca a forte, entre os dias 17 e 20 em toda a região.
A Previsão Agrometeorológica é para os dias 16 a 23/05/2022.
As informações do Boletim são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.