A campanha de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada até o dia 17 de dezembro em todas as unidades da Federação.
Vale lembrar que a data não se aplica para aquelas que encaminharam solicitações individuais ao Ministério da Agricultura, com pedidos de prazos diferentes. Ao todo, espera-se vacinar cerca de 161 milhões de animais.
O Ministério da Agricultura realizou duas grandes operações esta semana. Uma delas ocorreu em MG. A ação fiscalizou 24 estabelecimentos produtores de fertilizantes. Ao todo foram emitidos 10 autos de infração por irregularidades regulamentares na identificação de produtos, descumprimento de exigências, produtos vencidos ou substância não autorizada.
A outra operação ocorreu no estado do MS. Devido à constatação de irregularidades, foi suspensa cautelarmente a comercialização de mais de 96 toneladas de sementes.
Nesta semana, aconteceu o 4º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros. O objetivo do evento é reunir os adidos para discutir temas técnicos relacionados a barreiras ao comércio, acesso a mercados, promoção comercial, sustentabilidade e imagem, ameaças e oportunidades para o agronegócio.
Mais um registro de Indicação Geográfica foi concedido. Desta vez, para o espumante natural de Altos de Pinto Bandeira, localizado no Rio Grande do Sul.
O produto tem características especiais, como acidez equilibrada, ataque adocicado, refrescante, aveludado e notas de torrefação.
Com esta concessão, o Brasil chega a 108 Indicações Geográficas registradas no INPI, sendo 33 Denominações de Origem e 75 Indicações de Procedência.