A inovação do Seguro Rural tem sido uma das pautas prioritárias do Ministério da Agricultura e Pecuária desde 2023. Neste ano, o ministro Carlos Fávaro já se reuniu com equipes técnicas com o objetivo de abordar as possibilidades na contratação de apólice para segurar a produção do agricultor brasileiro e auxiliar todos os produtores na defesa das intempéries climáticas.
Para o ministro Fávaro é necessário trazer mais inovação para o setor com o uso de tecnologias que possibilitem eficiência e segurança ao homem do campo.
Fávaro destacou ainda que o Mapa vem trabalhando para trazer novidades e ferramentas já no próximo Plano Safra, a fim de modernizar, reduzir os custos de apólices e ampliar o acesso ao seguro.
O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do governo federal.
Em 2023, o Ministério conseguiu aplicar integralmente os recursos disponíveis, subvencionando pouco mais de 107 mil apólices para cerca de 70 mil produtores. No ano, houve ampliação no número de lavouras seguradas, atingindo 6,25 milhões de hectares. O valor representa uma considerável cobertura próximo a R$ 40 bilhões. Assim, para cada real aplicado na subvenção, foram protegidos cerca de R$ 42 reais.
A subvenção econômica concedida pelo Mapa pode ser pleiteada por qualquer pessoa física ou jurídica que cultive ou produza espécies contempladas pelo Programa e permite ainda, a complementação dos valores por subvenções concedidas por estados e municípios.