Nessa primeiras 4 semanas dessa temporada, viemos treinando Shamatha com foco na respiração. Nas próximas 4, vamos treinar Shamatha com foco na mente. Para quem ainda está iniciando, é mais facil de se distrair nessa pratica. Então a atenção plena a respiração é mais indicada para desenvolver relaxamento, estabilidade e atenção e uma vez treinados, podemos observar os fenômenos mentais sem sermos sequestrados por eles.
Essa prática pode levar esse nome, “Shamatha com foco na mente” ou ainda “estabelecer a mente no estado natural”, ou “tomando as aparências e a consciencia como caminho”. Tem diferentes nomes nas diferentes tradições budistas mas é absolutamente a mesma prática, que tem como objetivo observar o espaço da mente e tudo o que surge nesse espaço como “eventos mentais”.
Por exemplo, em um sonho, qdo vc tem um pesadelo e acorda, vc sabe que é um sonho, ok se tem um dragão, vc apenas observa o seu sonho sabendo que é um evento mental. Então, qdo no meio da prática aparecer a imagem de alguém ( do marido, de um amigo, colega do trabalho) reconheça como um evento mental. Não se engaje nas histórias que essa imagem se remete. Se tornando lúcido do que acontece na sua mente. ( É como a pratica diurna da Yoga dos Sonhos). 80% dos sonhos são ruins, 80% dos devaneios q temos qdo estamos distraidos sao ruins . Não escolhemos isso. Já conscientes, observamos … e sem apegos ou aversões e deixamos ir. Escolhemos nao pemsar nisso nesse momento. Vamos experimentar ?