O direito à saúde no Brasil está garantido na Constituição de 1988. Esse direito é de todos e a população LGBTQIAP+ luta até hoje para ter seu direito cumprido e não ter medo de procurar ajuda de um profissional da saúde.
Somente no final do ano de 2011 que foi instituída a Política Nacional de Saúde Integral LGBT no âmbito do SUS, o que permitiu um melhor atendimento para essas pessoas. Após mais de 10 anos, muita coisa evoluiu, mas muitas outras ainda estão longe do ideal.
Para entendermos melhor sobre a população e a saúde para pessoas do grupo LGBTQIAP+, hoje, no podcast dasa.educa vamos conversar com o Dr. Gabriel Trova Cuba, Médico Infectologista do Hospital 9 de Julho e da Dasa, com a Dra. Maria dos Anjos, Gerente e Médica do Setor de Genitoscopia da Dasa e Giovana Abreu, coordenadora de Diversidade e Inclusão da Dasa, além das participações especiais do Dr. Ubirajara Barroso Jr., que é Urologista Pediátrico e Cirurgião Reconstrutor Uretral e Genital e do Dr. Felipe Góis de Oliveira, cirurgião plástico especializado em cirurgias para pessoas transgêneras.