Listen

Description


Mayara Vieira Piovezan Machado Paraiso Delgado, Brasileira, nascida e criada em São Paulo Capital, 27 anos. Aos 7 anos fez o curso de iniciação musical em flauta doce e mais tarde, aos 12 anos, em percussão, mas só iniciou seus estudos regulares em música no Projeto Social Guri - Pólo Fênix com o Contrabaixo Acústico, no início de 2004. A partir deste dia o Contrabaixo passou a ser o seu instrumento e não demorou muito para que a música fizesse parte oficial de sua vida. O contrabaixo elétrico também passou a ser um instrumento presente em suas horas de estudo. Aos 14 anos também, Celso Pixinga, professor e contrabaixista brasileiro, a apadrinhou e ministrou aulas de acompanhamento, improvisação, teoria, e estilos musicais, durante aproximadamente os 5 anos seguintes.
Aos 14 anos, Mayara se tornou a Contrabaixista da Orquestra infanto juvenil da Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo (EMIA).
No final de 2004 ingressou no concervatório de música: Escola Municipal de Música de SP no curso de contrabaixo acústico.
Nesses anos na Escola Municipal de Música, Mayara pode aprofundar seus estudos não só em seu instrumento mas na música em geral. Participou da Orquestra Infanto - Juvenil, da Orquestra Jovem Municipal, e teve aulas de piano complementar, Jazz e improvisação.
Em 2011, Mayara passa em 4° lugar na Universidade Estadual Paulista (UNESP) para fazer o curso de Bacharelado em Contrabaixo Acústico e decide se dedicar também a carreira acadêmica, participando da bolsa PIBIC e Palestras sobre Educação Musical pela Universidade ao longo de seu curso.
Integrou a Orquestra de Câmara de São Paulo, Orquestra Acadêmica da Unesp, Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Orquestra Sinfônica de Barueri, Quarteto de Contrabaixos da Unesp e Orquestra do Aprendiz de Maestro e entre os grupos de Música Clássica. Também continuou desenvolvendo o seu trabalho na Música Popular tocando na Big Band Canella e cantores como Maurício Mattar entre outros.
Acreditando que a música popular e a música clássica são de extrema importancia para o crescimento de um músico, desenvolveu o seu trabalho de conclusão de curso sobre o tema “O Improviso na Música Erudita” que aborda assuntos como cadenzas e história da notação musical realizado em 2015.
Em 2017 iniciou o projeto em duo com seu e também músico, Ricardinho Paraiso, chamado; “Casal do Baixo”, onde agregam o contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, percussão, composições autorais e alguns elementos da música popular e clássica. A estreia do projeto foi no SESC Belenzinho à convite do grande músico e padrinho Celso Pixinga, ainda em 2017 participaram do festival internacional de contrabaixo realizado em São Luís do Maranhão
Atualemente, Mayara leciona Contrabaixo Acústico no Projeto Social Educacional e Cultural Soarte, cituado no centro de São Paulo no Espaço Musical elizeu Cremm. No Projeto desenvolve também a gestão da matéria de Teoria Musical Infantil, dando suporte às orientadoras, criando o plano de ensino, distribuição das aulas e organizações com as familías, alunos e equipe de forma geral. No Soarte, Mayara também é líder de Naipe da Orquestra Educacional Soarte, coordenadora do grupo “Baixo em Quartas” que realiza música de câmara com contrabaixos. Mayara também auxiliou na criação de grupos como a Big Band Soarte e a Camerata Soarte desenvolvidas no Projeto. No ano de 2018, criou a Roda de Conversa sobre Vestibular Soarte, onde os alunos interessados em seguir a carreira musical puderam conversar com músicos profissionais convidados e professores, dando suporte aos alunos do Projeto e ao público de forma geral para se capacitar e entender a profissão de músico.
Desde 2019, começou a intensificar seus estudos e pesquisas na área de musicalização infantil e lecionou música para a primeira infância em escolas e masterclasses. Atualmente segue se dedicando a música popular, música erudita e a musicalização infantil, assim como ao baixo elétrico e baixo Acustico