Listen

Description

POSSO OU NÃO POSSO FALAR DE TUDO?



Pode sim colega.



O “lugar de fala” é um termo que aparece com frequência em conversas entre militantes de movimentos feministas, negros ou LGBT e em debates na internet. O conceito representa a busca pelo fim da mediação: a pessoa que sofre preconceito fala por si, como protagonista da própria luta e movimento.



Mas isso significa restringir as falas de quem não sofre preconceitos por esses marcadores? Não.

O Lugar de Fala não significa restringir o debate, muito pelo contrário, mas de ampliar o mesmo. Nas palavras da própria @djamilaribeiro1 "Lugar de fala não é impedir alguém de falar, é dizer que OUTRA VOZ TAMBÉM PRECISA FALAR.



É buscar entender o seu RECORTE SOCIAL, (homem, mulher, preto, Branco, homo, hétero) e perceber que sua fala tem um LOCAL ESPECÍFICO, mas que não o impede de discutir, só que se o seu LUGAR já é privilegiado (por qualquer marcador social) perceba que existem vozes silenciadas, deixe-as falar, debata com elas, e busque entender que seu privilégio significa a OPRESSÃO DO OUTRO, em alguma esfera.

Lugar de fala é buscar entender as origens das desigualdades. Não se trata de impedir, mas de explicar que é preciso, e como é preciso COEXISTIR.

Confere ai.