Listen

Description

ARRASTE PARA BAIXO E APERTE O PLAY) ... LEIA O ARTIGO e por favor seja um apoiador deste canal clicando no link paypal

Suas doações serão bem-vindas

https://www.paypal.com/donate?hosted_button_id=6ZSKAA93V5U24



ou pelo https://apoia.se/ipsicologio

Ou Através do Pix 11 987490883



VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA TOXICA?

CONHECE ALGUEM OU AMBIENTES TOXICOS

E QUANDO O AMBIENTE TOXICO É FAMILIA, O QUE FAZER?

ISSO E MUITO MAIS NO PODECAST DE HOJE

ANTES DE MAIS NADA QUERO TE PEDIR PRA CURTIR COMPARTILHAR E SE PUDER APOIAR ESTE CANAL, QUER SABER COMO, VEJA A DESCRIÇÃO .

Tem uma FRASE do estoicismo que é bem empregada a isso :

"Antes de tudo, tomei precauções para que ninguém vos retivesse contra a vontade; a porta está aberta: se não quiserdes lutar, é lícito fugir. Por isso, de todas as coisas que desejei que fossem inevitáveis para vós, nenhuma foi de conviver com aqueles que te envenenam"

“Tóxico” significa ser “venenoso”. Assim como uma substância tóxica que, despejada em um rio, mata peixes, plantas e outros seres vivos que tiverem contato com aquela água, um indivíduo “tóxico” é aquele que envenena os arredores – seja pelo que fala, seja pelo que faz, seja pelo que transmite. Ele causa abatimento de alma, conflitos, irritação, uma sensação incômoda e, invariavelmente, provoca falta de paz. Essa, aliás, é uma característica comum a todo tipo de pessoa tóxica: parece que ela contamina a paz que existe ao seu redor, como a fumaça tóxica de cigarros parece tornar o ar à sua volta irrespirável. Não é alguém que você tenha prazer de encontrar.

QUANTO A ESSA CULTURA DE TOXIDADE FAMILIAR (o que poderíamos chamar tambem de comportamento coercitivo)

São difíceis, de familiares que não se harmonizam e o conflito é constante. Reconhecer a toxicidade de uma relação é mensurar o quanto de dor e sofrimento essa convivência traz.