siga o insta @ipsicologio
whats app 011 9 87490883
Principais benefícios de ficar sozinho
Para que a solidão tenha benefícios, é preciso que a pessoa entenda a situação e faça valer a pena o momento introspectivo. Assim, os benefícios de ficar só são:
A criatividade diz respeito ao agir e pensar com sabedoria e de forma útil, ou seja, estar só estimula a mente a criar diversas possibilidades de realizar determinada tarefa ou solucionar algum problema. Essa criatividade não sofre com nenhum pensamento ou julgamento externo, é algo interior que permite um melhor entendimento do mundo, das pessoas e de si próprio.
Quando se está sozinho, o cérebro tende a relaxar e focar em coisas realmente importantes, pois não há distrações, como pessoas, trânsito, rádio ou televisão. Assim, a pessoa se torna mais produtiva, consegue realizar as tarefas mais facilmente e com mais certeza do que está fazendo.
Além disso, estar só permite que exista a reflexão sobre determinadas situações ou pessoas, o que faz com que a pessoa consiga entender melhor os sentimentos dos outros, por exemplo.
A solidão é importante para o processo de amadurecimento, pois quando se está sozinho não há julgamentos, ou seja, não há por que se preocupar com o que é feito ou falado. Isso cria um sentimento de confiança, independência e crescimento emocional, o que pode melhorar a relação com outras pessoas.
Estar só permite que a pessoa pense e avalie suas atitudes, desejos e pensamentos e consiga se conhecer melhor, ou seja, consegue perceber o que lhe incomoda e por que, o porquê de ter determinado pensamento sobre alguma coisa e o porquê de agir de determinada maneira. Assim, a pessoa consegue se conectar consigo mesma, estabelecer seus princípios e agir de acordo com eles.
A liberdade significa tomar decisões e realizar atividades sem que haja aprovação de outra pessoa. É fazer o que quer quando quer, sem se preocupar se outras pessoas também vão fazer ou o que acham e se sentir bem com isso.
As pessoas que preferem estar sozinhas geralmente apresentam características como:
Apesar de preferirem estar sozinhas, as pessoas consideradas antissociais também se sentem bem e conseguem interagir quando estão perto de outras pessoas.