Você gosta de festejar o seu aniversário? Como é que você comemora? É uma data significativa o dia em que você veio a luz. Você veio á comunidade humana aprender e ensinar, partilhar suas capacidades e aprender a somar com outros. No entanto há pessoas que por diversas razões não comemoram o próprio aniversário e não participam de festas assim. Quantos amaldiçoam o dia em que nasceram? Sim, essa condição é muito, muito triste.
Festejar um acontecimento é um ritual de passagem e típico de muitas culturas. Muitas vezes é a mudança da lua, a estação do ano que serve como referência a fatos e mudanças apropriadas para as mais diversas atividades, sejam elas agrícolas ou mesmo religiosas. Os acontecimentos são como marcos no tempo sinalizando o fim de uma época e marcando o início de outra. A história é parte integrante da personalidade humana e o aniversário de pessoas, de datas também revelam valores morais, éticos e espirituais.
Uma data, o aniversário, dá uma identidade aos que dela participam, lhes dá algo em comum. Por isso como tantos outros povos a espiritualidade cristã tem seus ritos e suas marcas delimitadas na narrativa bíblica. O batismo, nas águas, a santa Ceia, servem de comemorações significativas como o aniversário.
Festejar uma data é ter história, lembranças, valores, pessoas que dão identidade a um grupo social ou mesmo uma nação. Não despreze as comemorações de aniversário, elas revelam muito do ser humano, de você, de sua história e suas esperanças.
Quando você se voltar para Deus pela fé de Cristo Jesus, então conhecerá profundamente a importância e necessidade do batismo[1], da Ceia do Senhor[2], da piedade, do conhecimento, do domínio próprio[3] e tantos outros fatos celebrados com a própria vida, como o amor ao próximo, por exemplo. Preste atenção ás suas datas significativas e recorde sua história, raízes e principalmente o seu destino pela fé de Cristo Jesus.