O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".
Davi foi a escolha de Deus — imperfeito, mas fiel, um homem segundo o coração de Deus. Embora a Bíblia diga que era bonito (versículo 12), Davi não era uma figura impressionante. Mas Davi havia desenvolvido um coração segundo Deus. Em seu tempo sozinho nos campos, pastoreando os rebanhos, Davi passou a conhecer a Deus como o seu Pastor (ver Salmo 23).
As aparências podem enganar. A aparência externa não revela como as pessoas são. A aparência física não mostra o valor, o caráter, a integridade ou a fidelidade de uma pessoa a Deus. As qualidades externas são, por definição, superficiais. As considerações morais e espirituais são muito mais importantes para Deus.
Deus vê o coração. O coração nas Escrituras é a vida moral e espiritual no interior de uma pessoa. Provérbios 4:23 explica que tudo o que fazemos flui de nossos corações. O coração é o núcleo, a essência interior de quem somos: "A pessoa boa tira o bem do bom tesouro do coração, e a pessoa má tira o mal do mau tesouro; porque a boca fala do que está cheio o coração" (Lucas 6:45).