Listen

Description

ENTREGA É A CONSCIÊNCIA
DE QUE SOMOS O TODO 🏵️

Para mim, ‘entrega’ quer dizer que você não mais está lutando por nada na vida, mas dando tudo para que a vida tome conta. Você diz: “A entrega parece ser natural.”. Ela “parece”, somente porque todo o seu condicionamento é contra isso.

Vocês têm sido educados, durante milhões de anos, para lutar. Lutando, ou você pode ser derrotado - o que criaria uma ferida, o que criaria a vontade de vingança -; ou você pode ser vitorioso - o que novamente criaria uma outra espécie de ferida.

Este é o ego. Em qualquer dos casos você sai perdedor. Derrotado, você perde; vitorioso, você perde. Em ambos os casos você vai para muito longe de si mesmo.

A entrega não foi ensinada às pessoas, porque ela vai contra toda a estrutura da sociedade - que é baseada na competição e na luta, onde todos são seus inimigos.

Até mesmo seu amigo é seu inimigo, até mesmo a sua esposa é sua inimiga, até mesmo os seus filhos são seus inimigos... porque todos estão tentando arrancar de você tanto quanto possível.

E a mesma coisa, você está tentando fazer. O mundo de miséria é criado, porque todo mundo está arrancando as coisas dos outros. Não se trata de uma existência pacífica, silenciosa, amorosa - nós ainda somos bárbaros e animalescos.

A entrega é uma abordagem totalmente diferente. Seu primeiro passo é o abandono do ego, lembrando-se de que vocês não estão separados da existência: contra quem então estão lutando?

Você não é separado das pessoas: contra quem então você está lutando? Contra si mesmo... e esta é a raiz causal da miséria. Seja contra quem for que você esteja lutando, você está lutando consigo mesmo - porque não há nenhum outro.

A entrega é uma profunda compreensão do fenômeno de que nós somos parte de uma só existência. Nós não podemos produzir egos separados: somos um com o todo. E o todo é vasto, imenso.

A sua compreensão ajudará você a seguir com o todo, aonde quer que ele vá. Você não possui uma meta separada do todo, e o todo não tem nenhuma meta.

Ele não está indo a algum lugar. Ele está simplesmente acontecendo aqui.

A compreensão da “entrega” o ajuda a ficar simplesmente aqui, sem quaisquer metas, sem nenhuma ideia de alcançar, sem nenhum conflito, batalha, luta, sabendo que seria lutar contra si mesmo - que é simplesmente tolice.

A entrega é uma profunda compreensão.

Ela não é um ato que você deva praticar.

Qualquer ato faz parte do mundo da luta. Aquilo que você tem de fazer vai ser uma luta. A entrega é simplesmente compreensão.

E aí então, vem um silencioso relaxamento, fluência com o rio, desinteressado do aonde ele está indo, despreocupado de que você possa ficar perdido... nenhuma ansiedade, nenhuma angústia... porque você não está separado da totalidade, sendo assim, seja o que for que vá acontecer, vai ser bom.

Com essa compreensão, você vai ver que não há mistura: a compreensão não pode se misturar com a ignorância; o insight dentro da existência não pode se misturar com a cegueira; a consciência-em-si não pode se misturar com a inconsciência-em-si.

E a entrega não pode se misturar com as diferentes espécies de lutas - isso é uma impossibilidade.

Apenas deixe-a afundar dentro do seu coração, e você descobrirá uma nova dimensão desabrochando, na qual cada momento é uma alegria, na qual cada momento é uma eternidade em si mesmo.

- Osho, extraído de "Além da Psicologia".