Pais, vocês sabiam que a forma de se comunicar com seus filhos faz toda a diferença?Bem-vindos ao APCcast.
Todos nós precisamos nos comunicar. Na família, na escola, no trabalho, com os amigos, nas relações amorosas... Em todos os momentos e de diversas formas: falando, escrevendo, por gestos e por expressões faciais ou corporais.
O conceito de Comunicação Não Violenta é um excelente caminho para exercitar a empatia, observando a situação, expressando sentimentos, desejos e propondo uma solução.
Por isso, eu acredito que a Comunicação não violenta é uma excelente ferramenta que ajuda a expressar suas ideias, facilitando o diálogo e o entendimento da mensagem. E tudo isso é possível, quando você se conhece e consegue gerir suas emoções.
A Comunicação não violenta é uma forma dos pais e das pessoas atingirem seus objetivos, respeitando o outro. Saber ouvir e saber falar são essenciais, para mantermos um canal aberto e saudável nas relações, não só entre pais e filhos, mas também dentro de toda família.
Quando você pratica a Comunicação não violenta, você aciona o que chamamos de “escuta ativa” que é ouvir e entender o outro, além de só escutar e julgar. Por trás de uma criança arrogante e violenta, provavelmente, encontraremos pais agressivos.
Que tal praticar a CNV com seus filhos? Tenho certeza de que suas relações se tornarão mais fortes e tranquilas.
Não escolhemos a forma como fomos educados, mas podemos decidir como vamos educar nossos filhos. E você, qual será a sua escolha?
Siga minhas redes sociais e compartilhe o APCcastcom seus amigos! @academiadepaisconscientes.
Obrigada e até o próximo episódio!