Olá!
Quem é que não gosta de uma ajudinha? De alguém pra cooperar com alguma atividade ou com alguma tarefa que estamos realizando?
Todos nós, não é mesmo? E você acha que é difícil fazer a criança cooperar?
Muita gente acredita que criança não pode ajudar, que não tem capacidade para fazer as coisas e ajudar em alguma atividade porque a criança é pequena ou não tem habilidade suficiente para tal.
Mas não é bem assim... as crianças podem e adoram cooperar, porque assim, elas se sentem importantes e necessárias.
Segundo a Disciplina Positiva, todo mundo precisa e quer ter senso de pertencimento e de utilidade na vida.
Sentir-se útil e capaz são necessidades básicas para as pessoas e não é diferente com as crianças. Elas, também, desejam reconhecimento e participação.
Por isso, hoje, vamos falar sobre a cooperação.
E o que é cooperar? É operar juntamente com alguém; contribuir ajudando, auxiliando outras pessoas. É colaborar, ou seja, trabalhar junto.
Com base nisso, você acredita que podemos obrigar nossos filhos a cooperar com algo? Com a realização de alguma tarefa ou qualquer outra coisa contra a vontade deles? Eu acredito que não...
Os pais exercem influência sobre seus filhos e podem exercitar a cooperação, ensinando sobre respeito aos outros, autodisciplina, solidariedade, parceria, conexão, senso de pertencimento, empatia e utilidade.
Não escolhemos a forma como fomos educados, mas podemos decidir como vamos educar nossos filhos. E você, qual será a sua escolha?
Siga minhas redes sociais e compartilhe o APCcastcom seus amigos! @academiadepaisconscientes.
Obrigada e até o próximo episódio!