O meu povo vem a você, como costuma fazer, e se assenta diante de você para ouvir as suas palavras, mas não as põe em prática. Com a boca eles expressam devoção, mas o coração deles está ávido de ganhos injustos.
Ezequiel 33.31 (NVI)
Vamos entender o CONCEITO DE DEVOÇÃO! Qualquer pesquisa rápida que você fizer vai afirmar que “devoção é um conceito do campo religioso”, que aponta para um “apego sincero e fervoroso a Deus, sob uma forma litúrgica ou por práticas regulares privadas; sentimento religioso, piedade.”
Ainda deve encontrar que “devoção” faz referência à entrega total a uma experiência mística.
O texto de Ezequiel 33 é uma exortação séria! Deus denuncia o povo ao profeta dizendo: O meu povo ouve, mas não pratica; a boca do povo expressa devoção, mas o coração está em outras coisas!
A gente pode falar de devoção ou piedade elencando práticas consideradas litúrgicas como oração, jejum, generosidade (dar esmola) ou até mesmo a meditação na Palavra, mas quero pensar em devoção partindo da essênciadaquilo que entendo que deveria reger a nossa espiritualidade.
“Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual,
somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.”
Wayne W. Dyer. You’ll See It When You Believe It: The Way to Your Personal Transformation, 1989.
Deus nos fez à Sua imagem e semelhança, Deus soprou no homem “o fôlego da vida” e, portanto, nós fomos criados por um ser espiritual que sempre operou no mundo usando o ser humano colocando nele o Seu Espírito!
Por isso, João registrou que Jesus ensinava seus discípulos dizendo:
“O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.”
João 6.63
O autor do Livro de Eclesiastes recomendou a importância de se lembrar do Senhor até que “o pós volte a terra de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu”. (Ec 12.7)
Somos seres espirituais encaixados numa experiência humana!
Aos crentes, selados com o Santo Espírito, Paulo, na sua teologia na Carta aos Romanos concluiu:
Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.
Romanos 8.9
Ou seja, eu e você somos chamados a viver para aquilo que Deus nos criou – isto é, seres espirituais numa experiência humana promovendo a glória de Deus!