A preguiça é a falta de vontade ou desinteresse pelo trabalho, por atividades que exigem algum esforço, seja físico ou intelectual. A preguiça pode ser definida como a falta de ação, a ausência de ânimo para o trabalho e outras tarefas do nosso dia a dia. O oposto da preguiça é o esforço, a força de vontade, a ação.A preguiça é a falta de vontade ou desinteresse pelo trabalho, por atividades que exigem algum esforço, seja físico ou intelectual. A preguiça pode ser definida como a falta de ação, a ausência de ânimo para o trabalho e outras tarefas do nosso dia a dia. O oposto da preguiça é o esforço, a força de vontade, a ação.
Para nós cristãos, o pecado da preguiça tem a ver com a recusa voluntária ao dever de trabalhar, como a busca do pão de cada dia, mas também se relaciona com a falta de ânimo em crescer na fé, na missão e na busca das virtudes.
Dentre as passagens bíblicas em que se faz referência a esse pecado, destacam-se as seguintes: O preguiçoso deseja e nada tem, mas o desejo dos que se esforçam será atendido (Prov.13,4). Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio (Prov.6,6). O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho (Prov.21,25). Consideramos a preguiça um pecado capital grave.