Neste episódio Renato Nunes trás uma brilhante explicação sobre os benefícios de uma boa alimentação para a imunidade.
Um estado nutricional saudável é fundamental para uma proteção imunológica eficiente e, consequentemente, uma boa resposta ao SARS-CoV-2. Micronutrientes e compostos bioativos desempenham funções nas células do sistema imunológico que são extremamente essenciais para interromper a SARS-CoV-2. Seu consumo adequado faz parte de uma intervenção não farmacológica para manter o sistema imunológico funcionando.
Compostos Bioativos, principalmente os polifenóis, (o resveratrol, cúrcuma, chá verde, gengibre) também desempenham papel importante no SI, por suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Eles agem regulando as células do sistema imunológico, a expressão gênica e inibindo certas citocinas pró-inflamatórias . Assim, tanto micronutrientes quanto compostos bioativos podem contribuir para o tratamento adjuvante de pacientes que já se infectaram com o SARS-CoV-2.
Há evidências relevantes publicadas recentemente mostrando o papel de alguns micronutrientes na redução do risco de COVID-19 e outras infecções virais (por exemplo, Influenza), como vitamina D , vitamina A, Vitaminas E, complexo B, vitamina C, selênio, zinco , magnésio ferro e cobre.
Hoje vamos falar um pouco sobre as vitaminas e depois a gente retoma esse assunto trazendo mais sobre compostos bioativos e minerais.