Listen

Description

Uma das maiores mentiras difundidas pelos oportunistas e pelos intelectuais burgueses sobre o revolucionário italiano Antônio Gramsci é sobre uma suposta distância, ou mesmo contraste, entre suas posições e aquelas sustentadas por Lênin e Stálin.

Essa lenda tem origens remotas e bem definidas. Começou com o jornal fascista “O Mensageiro”, que, em 12 de maio de 1937, ao anunciar a morte de Gramsci, falou de modo tão ignorante quanto covarde de “uma fidelidade a Trotsky”.

Sucessivamente, nos anos 1960 e 1970, o “trotskismo” de Gramsci foi o pão de cada dia dos falaciosos revisionistas, que, deste modo, construíram o indigno e injusto mito da separação, inclusive, da aversão, entre o “bom” Gramsci e “o mau” Stálin.

Mas o exame dos escritos de Gramsci mostra exatamente o oposto, isto é, revela uma concordância com as posições bolcheviques e uma dura crítica das posições trotskistas e de outros opositores de Stálin. Deixemos, pois, a palavra a Gramsci.

Artigo publicado originalmente na revista italiana Teoria & Prassi, da Plataforma por um Partido Comunista do Proletariado da Itália.

A matéria pode ser lida na íntegra no Jornal A Verdade. Siga a gente nas nossas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece no Brasil.

Links:

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://averdade.org.br⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Instagram⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Twitter⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Facebook⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠
Contribua com os movimentos que constroem o Jornal A Verdade através do ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠apoia-se⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠.