Listen

Description

Neste episódio, a professora Paula Petracco fala sobre as Águas do Cerrado: Abundância e gestão de conflitos no Berço das águas e traz pra prosa na beira d´água, a Muna Ahmad Yousef, educadora ambiental que conta a importância da Estação Ecológica Águas Emendadas para as águas do Brasil, e o Ricardo Tezini Minoti, atual presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Paranaíba/DF que esclarece como é a atuação dos comitês de bacia na gestão dos recursos hídricos e aborda sobre conflitos do uso da água.
Como um bom cerratense, bora fazer um picnic e prosear com os pés na beira d’ água?
Roteiro e concepção: Paula Petracco e Maria Rita Avanzi
Condução: Paula Petracco
Edição: Danilo Araújo
Músicas: “Água de beber” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “Aquarela do Cerrado” do grupo Pé de Cerrado; “Caicó” com Grupo Sons do Cerrado e personagem Velha do Cerrado-CD JBB 25 anos (encarte do livro Malty, L. Alumeia: o cerrado que a velha conta. Brasília, LGE editora, 2010.); D’Água de Consuelo de Paula e João Arruda.
Para saber mais sobre esse assunto, consulte:
Agência Nacional de Águas (Brasil). Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2019: informe anual / Agência Nacional de Águas. Brasília: ANA, 2019.
Distrito Federal. Águas Emendadas. Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; Fernando Oliveira Fonseca (org.). Brasilia: Seduma, 2008.
Lima, Jorge Enoch Furquim Werneck. Situação e perspectivas sobre as águas do cerrado. Cienc. Cult. vol.63 no.3. São Paulo. 2011.
http://cbhparanaibadf.com.br/
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/04/o-que-tom-jobim-e-vinicius-de-moraes-tem-ver-com-brasilia.html