O episódio aborda sobre a inteligência emocional, definida por Daniel Goleman nos anos 1990, destacando seus cinco componentes: autoconsciência emocional, controle emocional, automotivação, empatia e habilidades sociais. A neurociência é mencionada para explicar as emoções como reações fisiológicas automáticas, relacionando-as ao funcionamento cognitivo e executivo do cérebro. A conexão entre filosofia e inteligência emocional é explorada, oferecendo ferramentas para compreender questões fundamentais da existência humana, enquanto a importância da educação emocional nas escolas é ressaltada para prevenir problemas como bullying. Estratégias de professores, incluindo o desenvolvimento de empatia e autoconfiança, são destacadas. A procrastinação é abordada como um desafio relacionado à inteligência emocional, e a aplicação desta em áreas como educação financeira e alimentação é enfatizada para a tomada de decisões conscientes. O texto referencia estudos científicos, vídeos educacionais, obras literárias e fontes específicas sobre procrastinação, educação financeira e alimentação.
Roteiro: Kauan Koppen,Maria Eduarda Alves
Revisão: Danilo Augusto Ferreira de Jesuz
Edição: Kauan Koppen
Hospedagem: Vitória Depa e Wagner Sampaio
Gravação: Kauan Koppen, Maria Eduarda Alves e Gabriel Enes
REFERÊNCIAS :
DALL'AGNOL, Paula Maria. Educação emocional: como promover e seus benefícios. In: Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 51, n. 2, p. 195-214, jul./dez. 2017.
UNICEF. Bullying entre crianças e adolescentes: panorama mundial e no Brasil. Brasília, DF: UNICEF, 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/bullying-entre-criancas-e-adolescentes-panorama-mundial-e-no-brasil. Acesso em: 27 abr. 2023.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
WENTZ, Flávia Cristina Silveira Lemos et al. A relação entre educação emocional e motivação escolar em estudantes do Ensino Fundamental.
PORVIR. "Professor precisa ser mais do que fonte de conhecimento para inspirar alunos". Disponível em: https://porvir.org/professor-precisa-ser-mais-do-que-fonte-de-conhecimento-para-inspirar-alunos/
BRAGA, R. Educação Emocional no Dia a Dia. Editora Gente, 2015.