Look for any podcast host, guest or anyone

Listen

Description

No quinquagésimo segundo episódio do Estudos Medievais, recebemos o professor Julio Cesar Magalhães de Oliveira, do Departamento de História da USP, para discutir a Circulação de Boatos nas Sociedades Antigas. Nosso convidado explica o que são os boatos e qual a relação entre eles e os rumores, as notícias falsas e as notícias clandestinas. Oliveira também nos apresenta os seus estudos mais recentes sobre a propagação de boatos de cunho político no Império Romano Tardio. Em particular, ele se interessa pela relação entre a circulação dos rumores e a percepção de oportunidades políticas pelos grupos sociais. O entrevistado reflete sobre por que os boatos são criados, quais fatores lhes dão credibilidade e por que eles se propagam. Ao fim, ele também comenta sobre a especificidade do fenômeno contemporâneo de circulação de notícias falsas por meio das redes sociais.


Participantes

Isabela Alves Silva

Julio Cesar Magalhães de Oliveira


Membros da equipe

Cecília Silva (edição e ilustração)

Diego Pereira (roteiro)⁠⁠

Eric Cyon (edição)

⁠Gabriel Cordeiro (roteiro)⁠⁠

Isabela Silva (roteiro)⁠

⁠José Fonseca (roteiro)⁠

Marina Sanchez (roteiro)

Rafael Bosch (roteiro)⁠⁠

Sara Oderdenge (roteiro)


Sugestões bibliográficas

ALDRIN, Philippe. Sociologie politique des rumeurs. Paris: Presses universitaires de France, 2005.


AUTUN, Louis. Sur les lèvres de la foule: sociologie politique des rumeurs et écriture de l'histoire chez Tacite. Bordeaux: Ausonius, 2025.


BLOCH, Marc. Reflexões de um historiador sobre as falsas notícias da guerra. In: História e Historiadores. Textos reunidos por Étienne Bloch. Trad. Telma Costa. Lisboa: Editorial Teorema, 1998, p. 177-197.


LEFEBVRE, Georges. O Grande Medo de 1789. Petrópolis: Vozes, 2020.


MAGALHÃES DE OLIVEIRA, Julio Cesar. Do boato à lenda. Comunicação informal e fronteiras identitárias nas origens da controvérsia donatista. Antíteses, v. 8, n. 16, p. 111-129, 2015.


MAGALHÃES DE OLIVEIRA, Julio Cesar. Boatos, crises e oportunidades políticas na Antiguidade Tardia. História (São Paulo) v.35, e89, 2016.