Listen

Description

No quinquagésimo terceiro episódio do Estudos Medievais, recebemos Marcos Abreu Leitão de Almeida, professor de História da África na Universidade de São Paulo, para falar sobre o Antigo Reino do Kongo. No mais novo episódio, conversamos sobre a formação desse Estado diante da tradição oral; sobre a sua relação com demais povos, particularmente com os europeus; sobre a escravidão no Kongo e as questões que esta implica na investigação histórica; entre outros tópicos relevantes ao seu estudo. Essas questões nos possibilitaram tratar de importantes discussões na historiografia africanista, a exemplo da decisão de incluir ou não a África no que chamamos de “Idade Média” e da necessidade de trabalhar com fontes não escritas, especialmente a linguística histórica.

Participantes

Emília França

Marcos Abreu Leitão de Almeida

Membros da equipe

Diego Pereira (roteiro)⁠⁠

Emília França (roteiro)

Eric Cyon (edição)

⁠Gabriel Cordeiro (roteiro)⁠⁠

Isabela Silva (roteiro)⁠

⁠José Fonseca (roteiro)⁠

Marina Sanchez (roteiro)

Rafael Bosch (roteiro)⁠⁠

Sara Oderdenge (roteiro)

Tamires Porfiro (edição e ilustração)

Sugestões bibliográficas

BOSTOEN, Koen; BRINKMAN, Inge (Orgs.). The Kongo kingdom: The origins, dynamics and cosmopolitan culture of an African polity. Cambridge University Press, 2018

VANSINA, Jan M. Paths in the rainforests: toward a history of political tradition in equatorial Africa. University of Wisconsin Press, 1990.

Em português, recomenda-se a produção bibliográfica do professor José Rivair Macedo, que também já gravou um episódio no Estudos Medievais, chamado “A África Antes da Era Moderna”.