No quinquagésimo terceiro episódio do Estudos Medievais, recebemos Marcos Abreu Leitão de Almeida, professor de História da África na Universidade de São Paulo, para falar sobre o Antigo Reino do Kongo. No mais novo episódio, conversamos sobre a formação desse Estado diante da tradição oral; sobre a sua relação com demais povos, particularmente com os europeus; sobre a escravidão no Kongo e as questões que esta implica na investigação histórica; entre outros tópicos relevantes ao seu estudo. Essas questões nos possibilitaram tratar de importantes discussões na historiografia africanista, a exemplo da decisão de incluir ou não a África no que chamamos de “Idade Média” e da necessidade de trabalhar com fontes não escritas, especialmente a linguística histórica.
Participantes
Emília França
Marcos Abreu Leitão de Almeida
Membros da equipe
Diego Pereira (roteiro)
Emília França (roteiro)
Eric Cyon (edição)
Gabriel Cordeiro (roteiro)
Isabela Silva (roteiro)
José Fonseca (roteiro)
Marina Sanchez (roteiro)
Rafael Bosch (roteiro)
Sara Oderdenge (roteiro)
Tamires Porfiro (edição e ilustração)
Sugestões bibliográficas
BOSTOEN, Koen; BRINKMAN, Inge (Orgs.). The Kongo kingdom: The origins, dynamics and cosmopolitan culture of an African polity. Cambridge University Press, 2018
VANSINA, Jan M. Paths in the rainforests: toward a history of political tradition in equatorial Africa. University of Wisconsin Press, 1990.
Em português, recomenda-se a produção bibliográfica do professor José Rivair Macedo, que também já gravou um episódio no Estudos Medievais, chamado “A África Antes da Era Moderna”.