Falar daqueles de quem gostamos é bom, mas celebrar a trajetória de quem admiramos é outra coisa! Neste episódio do Relicário, Janaína Serra conversa com a autora Inaldete Pinheiro.
👵🏿📚 Condecorada com a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda do Legislativo Municipal, a escritora carrega forte contribuição para a nossa cultura e democracia: pesquisou os maracatus, se dedicou ao Serviço Social e esteve entre os nomes fundadores do Movimento Negro em Pernambuco. O programa foi gravado no Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro e traz, de Inaldete, um relato de vida, carreira e tudo no meio disso, entre inspirações e feitos.
🎙️ Inaldete Pinheiro de Andrade é escritora, contadora de histórias e pesquisadora nascida em Parnamirim (RN), em 1946, e residente em Recife desde os 20 anos de idade. Graduada em Enfermagem e mestre em Serviço Social pela UFPE, é uma das fundadoras do Movimento Negro do Recife e presença ativa no Movimento Feminista desde 1979. Suas ações em prol do fortalecimento da cultura afro-brasileira incluem intervenções no campo educacional, por meio de programas de capacitação realizados em escolas do Recife e de outros municípios do Estado. Da preservação da memória negra, passando ainda pela prosa infantil, é autora de livros como "Cinco Cantigas para Você Contar" (1989), "Pai Adão era Nagô" (1989) e "Baobás de Ipojuca" (2008).
Programa originalmente veiculado no dia 15/12/2023. Com apresentação de Janaína Serra, produção de Luiz Rodolfo Libonati e trabalhos técnicos (Relicário) de Flavio Rodrigues, Manoel Malaquias e Thais Barreto.