Bárbara Bittencourt entrevista Olga Pinheiro, que está lançando “primeira pessoa”, que narra um processo de retomada do protagonismo da própria vida por uma mulher lésbica autista, após o término de um relacionamento abusivo. Com caráter autobiográfico, reúne um conjunto de poesias, autorretratos e trechos de diário, montando uma narrativa que acompanha, de forma íntima, um período de 7 anos da vida da autora.
🎙️ Nascida na capital pernambucana em 1990, Olga Pinheiro é mulher lésbica, autista, artista, militante feminista, doutora em engenharia e desenvolvedora web. Cresceu entre os livros de sua mãe professora e se apaixonou muito cedo pela leitura e pela escrita, onde sempre encontrou refúgio e diversão. Fez graduação, mestrado e doutorado em engenharia na UFPE, até que decidiu mudar de área e hoje trabalha formalmente com programação. Na mesma época, conheceu o movimento de “Slam Poetry” através do Slam das Minas PE, e começou a escrever poesias e recitar em batalhas, além de se organizar em movimentos sociais.
Susana Morais, que é reconhecida por seus vinte anos de dedicação à escrita de cordéis, possui uma perspectiva singular ao abordar temas femininos em sua obra. Como sindicalista e poeta, ela oferece uma voz tanto política quanto poética, refletindo os desafios e conquistas das mulheres em uma sociedade em constante transformação.
Programa originalmente veiculado no dia 02/04/2023. Com produção e apresentação de Bárbara Bittencourt e trabalhos técnicos (Relicário) de Flavio Rodrigues, Manoel Malaquias e Gui Barreto.