Há um filme de 1944 chamado Gaslight (em Português: À Meia Luz) que veio dar nome a um comportamento que existe há mais tempo do que se tem registo: gaslighting. Uma série de acções de manipulação psicológica em que a pessoa faz-te questionar a tua sanidade mental, tua memória e teu sentido crítico.
Quando alguém constantemente questiona se tens certeza do que dizes, te faz achar que a sua opinião é mais importante do que a tua, te coloca com medo de pensar em qualquer coisa que ela não aprove... muito provavelmente está a fazer gaslight, está a manipular. Nesta conversa #46 falamos sobre essa manipulação e nossas experiências na vida emocional, profissional e até política. Como é que construir a ideia de que a pessoa é insana, ajuda a construir as narrativas que mais nos beneficiam.
Falamos de medo, de trauma e das vezes que também diminuimos a luz dos outros. Falamos sobre os sinais que ajudam a identificar essas situações de manipulação e da importancia de sair assim que pudermos.
Escuta o Pontes na tua plataforma favorita e vem conversar connosco. Talvez as luzes estejam mesmo mais fracas e não seja coisa da tua cabeça.