Listen

Description

· *Os futuros de ações dos EUA apontam para uma alta na terça-feira*, antes da divulgação dos dados de manufatura que provavelmente fornecerão uma visão sobre o ritmo da recuperação econômica. O S&P500 encerrou o mês passado com um avanço de 7%, sendo a melhor performance em agosto desde 1986.

· *Os dados econômicos da China estão dando conforto aos investidores de que estão se recuperando da pandemia*. O Caixin PMI industrial da China cresceu pelo ritmo mais rápido em agosto desde janeiro de 2011, saindo de 52,8 em julho para 53,1 em agosto, ajudado pela melhoria das exportações e pela continuação da recuperação doméstica.

· *Na Europa, o quadro econômico é mais desigual*. A inflação do consumidor na zona do euro veio negativa pela primeira vez desde 2016, de acordo com a estimativa de inflação do Eurostat divulgada esta manhã. O nível ficou em -0,2% no comparativo anual, com o núcleo da inflação caindo para um mínimo histórico. Relatórios separados mostraram que a taxa de desemprego subiu na zona do euro em julho, enquanto os dados do PMI industrial mostraram que as fábricas cortaram empregos e reduziram os estoques, já que a indústria permaneceu posicionada para uma lenta recuperação. A taxa de inflação negativa não é uma boa notícia para os formuladores de políticas, que injetaram estímulos no sistema financeiro em um esforço para estimular a demanda. Mas parece haver áreas de melhoria, e o governo da Alemanha disse que a recessão este ano não será tão severa quanto o esperado anteriormente.