Bom dia! Seguem as principais notícias e indicadores para começar o dia bem informado(a).
*ABERTURA*
A sessão é novamente de ganhos para as principais bolsas mundiais, com destaque para os fortes resultados de Alphabet (controladora do Google) e Amazon. Os investidores também seguem atentos aos dados de emprego privado nos EUA e às negociações do pacote fiscal.
Por aqui, o noticiário político segue no radar. Nesta manhã, os novos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e Senado, Rodrigo Pacheco, divulgam documento com a agenda prioritária do Congresso.
*ÍNDICES DE MERCADO AGORA PELA MANHÃ*
🇯🇵 Tóquio: +1,00%
🇭🇰 Hong Kong: +0,20%
🇨🇳 Shangai: -0,46%
🇬🇧 Londres: +0,34%
🇫🇷 Paris: +0,33%
🇩🇪 Frankfurt: ++0,69%
🇺🇸 Dow Jones: +0,11%
🇺🇸 S&P500: +0,36%
🇺🇸 Nasdaq: +0,65%
*AGENDA*
PMI de serviços (Jan) – 🇧🇷 – 10:30h
ADP empregos privados (Jan) – 🇺🇸 – 10:15h
*DESTAQUE INTERNACIONAL*
O índice do gerente de compras Caixin/Markit relativo a janeiro na China, que marcou 52 pontos, indicando o menor ritmo de crescimento em nove meses. Em dezembro, o índice havia marcado 56,3 pontos.
A contração econômica da zona do euro se aprofundou em janeiro uma vez que as novas restrições para conter a disseminação do coronavírus afetaram com força o dominante setor de serviços do bloco, mostrou nesta quarta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras. O PMI Composto final do IHS Markit para a zona do euro caiu a 47,8 de 49,1 em dezembro, embora tenha ficado acima da preliminar de 47,5. Leitura abaixo de 50 indica contração.
As bolsas também acompanham o noticiário político na Europa, com ações italianas liderando os ganhos e o índice FTSE MIB tendo um salto de mais de 2% pela manhã. O movimento segue a divulgação da notícia de que o ex-presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, pode fazer parte de um governo de união na Itália.
*DESTAQUE LOCAL*
De acordo com o jornal Valor, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco devem divulgar uma declaração conjunta indicando acordo em torno de temas prioritários. Em sequência, visitarão Bolsonaro no Palácio do Planalto pela manhã. A votação do Orçamento deve ser acelerada para que ocorra até março. A aprovação das reformas tributária e administrativa também são prioridades, afirma o Valor.
Após o Orçamento, a equipe econômica tem como prioridades a PEC Emergencial e a PEC da reforma administrativa. A reforma tributária viria em seguida
*EMPRESAS*
A Petrobras fechou 2020 com produção recorde de petróleo e gás natural, de 2,836 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), alta de 2,4% comparada ao ano anterior. A exportação de petróleo e derivados ajudou a empresa a passar pelo ano de crise econômica com um resultado operacional positivo. Aliado a isso, mais uma vez, a estatal contou com a alta produtividade do pré-sal, principalmente, no campo de Búzios, no litoral fluminense. A produção de petróleo no pré-sal, de 1,54 mil barris por dia (bpd), foi, de longe, a que apresentou o crescimento mais significativo em toda companhia, de 21,1%, comparado a 2019. No mesmo período, a média de extração de óleo no País (2,26 milhões de bpd) cresceu 4,3% e, considerando o somatório de petróleo e gás (2,78 milhões de boe/d), o avanço foi de 3,7%.
O Santander Brasil divulgou os seus resultados do quarto trimestre de 2020 e o consolidado do ano. Nos últimos três meses do ano passado, o lucro líquido foi de R$ 3,958 bilhões. Na noite de ontem, o banco comunicou que concluiu o estudo para segregar a participação acionária detida pela companhia em sua subsidiária Getnet. A operação se dará por meio de uma cisão parcial, que será submetida ao conselho de administração. A cisão será deliberada por Assembleia Geral Extraordinária, que depois será submetida então à aprovação dos órgãos reguladores competentes.
*Fontes*
XP, Bloomberg, Brazil Journal, CVM, Infomoney, Investing.com, O Globo, Trading Economics e Valor Econômico.