Bom dia! Seguem as principais notícias e indicadores para começar o dia bem informado(a).
ABERTURA
Mercados globais estendem a liquidação de ativos de risco após a ata do Fed nesta quarta-feira sinalizar que estímulos podem começar ser retirados ainda este ano.
Repressão da China ao setor de tecnologia e ressurgência da covid acentuam o nervosismo. Bolsas, petróleo e minério de ferro caem e índice dólar sobe ao maior nível desde novembro.
Selloff global chega em péssima hora para o mercado brasileiro, que vive seu estresse particular diante do agravamento dos riscos político e fiscal, realçados pelos seguidos adiamentos da reforma do imposto de renda e atritos do presidente com o STF.
Bolsas europeias e futuros de índice de ações têm baixa forte, enquanto os juros dos Treasuries caem e o índice dólar sobe em meio à preocupação de que o Fed possa começar a reduzir o estímulo este ano, mesmo com a variante do vírus delta prejudicando o crescimento global.
Ações chinesas listadas nos EUA, incluindo a Alibaba, despencaram nas negociações de pré-mercado em meio ao aperto nas regulamentações chinesas. Alibaba despencou até 6,6%, para uma baixa recorde em Hong Kong, depois que a China atingiu o setor com uma nova rodada de regulamentações.
Investidores estão se preparando para uma retirada de liquidez sem precedentes, enquanto o mundo desenvolvido busca vacinações em massa para manter a recuperação no caminho. No entanto, a propagação persistente de coronavírus e a desaceleração do crescimento da China levanta questões sobre se a economia global pode absorver o choque da redução do suporte do Fed