Olá, leitores e ouvintes! Hoje, eu vou abordar um assunto que diz respeito tanto ao mundo da alma, o mundo místico, quanto ao mundo literário. Por isso, aproveitarei para postar este conteúdo nos meus 2 Podcasts: no Podcast para jovens escritores ("Literatura em Ação") e no Podcast "Assuntos da Alma" (onde eu trato de assuntos mais místicos).
O próprio Podcast de escritores não traz apenas um conhecimento técnico. Eu também passo dicas psicológicas para jovens escritores, como, por exemplo, dicas sobre coragem e motivação. E hoje eu vou passar um conteúdo bem diferenciado, otimista, psicológico e motivacional para levantar escritores e poetas melancólicos.
O universo dark pode ser charmoso e legal. Não sou moralista a ponto de desprezar o lado "dark" por completo. De vez em quando, é bom escrever algo mais "dark" desde que tenha consciência e bons propósitos. Mas, esse universo não pode ser a nossa única fonte de referência.
Busque músicas alegres, busque "ares" frescos, fatores iluminados e inspirações mais alegres. É recomendável buscar uma sabedoria mais transcendental. Não fique somente em autores depressivos nem fique alimentando um universo "pesado". O excesso de densidade melancólica faz mal para o seu espírito, para a sua alma e também para a sua escrita.
Considerando que o temperamento predominante de autores criativos e poetas é o temperamento melancólico, passarei conselhos sábios para equilibrar esse temperamento. Tais conselhos estão em formato de "mandamentos."
Os 33 Mandamentos dos Poetas Melancólicos recitados no áudio (confiram os 07 primeiros mandamentos por escrito):
1) Não alimente a tristeza para que ela não se torne depressão. Deixe a amargura realista de lado e encare a vida com doçura e firmeza.
2) Não se deixe levar por pensamentos tristes e seja fiel a você mesmo e a sua consciência.
3) Não supervalorize o seu talento por ser diferenciado senão você cairá no orgulho. E o orgulho levará à ruína. Encare a sua natureza artística com simplicidade, humildade e espontaneidade.
4) Não se subestime caso você não seja reconhecido, aprovado ou compreendido. Tenha amor-próprio, autoestima e siga fazendo um trabalho bem feito ainda que ele não seja valorizado. O importante é a liberdade de expressão e de consciência.
5) Jamais experimente drogas para fugir da realidade. Elas não apagarão a sua angústia ou deixarão a vida colorida. Pelo contrário, as drogas apenas trarão uma realidade mais dura e uma vida mais cinza com as dificuldades multiplicadas.
6) Busque o autoconhecimento, a lucidez da consciência, o amadurecimento emocional, a sabedoria interna, o fortalecimento interior para viver melhor.
7) Cultive a temperança, a gentileza e o equilíbrio emocional e comportamental.
Texto escrito por Tatyana Casarino.
Esse Podcast foi baseado em dois textos da autora Tatyana Casarino:
1) Os 33 Mandamentos dos Poetas Melancólicos. Clique no link a seguir para ter acesso ao texto completo:
https://tatycasarino.blogspot.com/2017/01/os-33-mandamentos-dos-poetas.html
2) Não seja um poeta emo para sempre. Clique no link a seguir para ter acesso ao texto completo:
https://tatycasarino.blogspot.com/2020/10/nao-seja-um-poeta-emo-para-sempre.html
Tatyana Casarino.
*Conheçam o Podcast "Assuntos da Alma" de Taty Casarino:
https://open.spotify.com/show/4LxvT5ntkUfAudxtPZrsr5?si=UhD-bZEWQcOJBQtTXSovKg
*Conheçam o Podcast "Literatura em Ação" de Taty Casarino e Mateus Bülow:
https://open.spotify.com/show/3Nqc44j01TlisrngKyVIMB?si=xBGktO9-QR6A0jD98ixODQ
*Conheçam o Podcast "Direito em Harmonia" de Taty Casarino:
https://open.spotify.com/show/4TjcjeioMVZtJf4xClq3eS?si=ekbSMHPdSsW1AL8N9_M0hA