Poesia escrita e recitada por Tatyana Casarino.
Essa poesia foi inspirada no fenômeno espiritual da transverberação, uma experiência mística onde a flecha de um anjo atravessa o coração de uma pessoa, causando-lhe grande ferida. A dor da transverberação é espiritual e corporal ao mesmo tempo, mas também é um êxtase onde a pessoa atinge um novo estado de consciência e fica "abrasada" no imenso amor de Deus.
A transverberação mais famosa da história da Igreja Católica é a de Santa Teresa D'Avila (1515-1582), a primeira mulher que se tornou Doutora da Igreja. Segundos os seus relatos, um anjo de face bela e reluzente apareceu diante dela com um dardo de ouro cuja ponta de ferro apresentava fogo. Ela sentiu o anjo perfurando o seu coração com o dardo diversas vezes ao mesmo tempo em que se sentia abrasada pelo imenso amor de Deus. O seu coração se expandia em amor e ela alcançou o ápice de sua evolução espiritual e o ponto supremo de sua vida, sua obra e sua santidade.
Transverberação é o fenômeno místico experimentado por alguns santos, tais como São Francisco de Assis, Santa Teresa D'Avila e São Pio de Pietrelcina. Nesse fenômeno, serafins com flechas incandescentes visitam as almas amantes de Cristo.
A imagem da postagem é a famosa escultura chamada "O Êxtase de Santa Teresa" de Gian Lorenzo Bernini localizada na Igreja de Santa Maria della Vittoria, em Roma.
"Amar pelo bem de ser amado é próprio do ser humano, mas amar pelo bem do amor é próprio dos Anjos." Alphonse de Lamartine, poeta francês (1790-1969).
"Ao dar-se a Deus, o coração não perde sua natural ternura, pelo contrário, essa ternura cresce ao tornar-se mais pura e mais divina." Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897).
Tatyana Casarino é Especialista em Direito Constitucional, advogada, escritora e poetisa. Tatyana escreve poesias místicas e religiosas.
Leia a poesia recitada em:
https://tatycasarino.blogspot.com/2020/01/transverberacao.html