Sobre a Poesia recitada:
Essa é uma poesia filosófica e reflexiva sobre a jornada solitária e repleta de desafios daqueles que almejam a virtude.
Essa poesia foi inspirada na filosofia de Nietzsche que afirmava: "É pelas próprias virtudes que se é mais bem castigado". Por mais que aparentemente possa ser contraditório associar a virtude ao sofrimento, a verdade é que esse paradoxo está presente em nossas vidas. A poesia também contém referência a Goethe, o qual afirmava: "Onde há mais luz, as trevas são mais profundas." Diz a lenda que Goethe, antes de morrer, balbuciava: "Luz, mais luz."
Analisando a poesia, trata-se de uma "desconstrução" da filosofia tradicional que eu costumo seguir: aquela que afirma que a virtude está relacionada ao bom, ao moral, ao belo e até mesmo a Deus. As lições das investigações filosóficas primárias, as noções do "dever-ser", as formulações de Kant, as teorias místicas a respeito do sentido da vida: todas afirmam que a virtude leva à felicidade enquanto o vício deve ser rejeitado não somente por ser contrário à ética e à moral, mas também por ser feio e levar à infelicidade. Entretanto, essa poesia mostra que a própria virtude também carrega em si sua própria dose de sofrimento e que ninguém está imune à dor -- nem mesmo os mais virtuosos. Essa poesia não é para desestimular o cultivo das virtudes, mas justamente para incentivar o caminho da virtude mesmo que ele seja repleto de sofrimento.
O final da poesia deixa claro o otimismo que deve prevalecer acima de tudo, eis que, no final das contas, todo o sacrifício do virtuoso valerá a pena. Essa poesia pretende ser uma abraço aconchegante a todos aqueles que se sentem decepcionados, frustrados e enganados pela vida. Que ela seja um bálsamo para todos aqueles que perguntam: Se Deus é bom, por que o mal existe? Se eu sou virtuoso, por que devo sofrer também? São perguntas que rondam a minha alma desde que sou criança, e talvez essa poesia seja uma das mais sinceras, doces e melancólicas que eu já tenha escrito.
Tatyana Casarino.
Tatyana Casarino é Especialista em Direito Constitucional, advogada, escritora e poetisa.
Conheçam o blogue da Taty:
https://tatycasarino.blogspot.com/
https://tatycasarino.blogspot.com/2016/11/quando-as-virtudes-castigam.html