O arrependimento e a culpa são dois estados que nos remete a tristeza e que, por hora, parecem ser a mesma coisa. Porém arrepender-se está além de sentir-se culpado: é refletir sobre os erros, reconhecer e buscar reconciliar-se com Deus através do perdão e de novas ações. Ação de caminhar e chegar próximo a nossa essência divina.
————————-
VERSÍCULOS NESTE EPISÓDIO
2 Coríntios 7:9 "A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.” (Nova Versão Internacional)
————————-
Mateus 27:3-5 “Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se” (Almeida Revista e Atualizada)
————————-
Salmos 51:1-6 "Deus generoso em amor, preciso da tua graça! Deus imenso em misericórdia, apaga meu passado sujo. Lava minha culpa e purifica-me dos meus pecados. Sei que fui muito mau; meus pecados ficam me olhando o tempo todo. Mas foi a ti que ofendi, e viste tudo: sabes a extensão da minha maldade. Tens todos os fatos diante de ti: o que decidires a meu respeito será justo. Andei desgarrado de ti por muito tempo, eu estava no erro já antes de nascer. O que desejas é a verdade, de dentro para fora. Entra em mim, então, e concebe uma vida nova e verdadeira." (Versão A Mensagem)
————————-
Atos 2:38 "Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo." (Nova Versão Internacional)