APRESENTAÇÃO
A institucionalização dos estudos sobre África no Brasil como reconhecimento da necessidade de se debater o tema, de forma sistemática, desde a educação básica, e a sua especialização conseqüente demonstram as conquistas alcançadas pelas lutas da população negra no país. A abordagem, numa perspectiva histórica, dos movimentos e organizações de mulheres negras, desde as africanas da África e fora dela, colabora para a ruptura dos modelos eurocêntricos e patriarcais que universalizam, a partir de realidades centro-ocidentais, os agentes históricos e reproduzem culturas excludentes.
Para falar sobre novas epistemologias na produção do conhecimento, sobre a renovação das temáticas de pesquisas fora do eixo da branquitude e sobre prática educativa includente, receberemos na próxima segunda, a Thuila Farias Ferreira (@_thuila).
Thuila é doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pela Pós-Afro da Universidade Federal da Bahia. Mestra em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade La Salle (Canoas, 2016). Coordenadora adjunta do projeto Africanas: biografias, referências de pesquisa e constituição de um banco de dados informatizado" no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul.
FICHA TÉCNICA
Segundas Feministas
Episódio 107 – Africanas: gênero e feminismo
Convidada: Thuila Farias Ferreira (Pós-Afro/UFBA)
Direção Geral e Coordenação: Andréa Bandeira (UPE)
Direção Executiva: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Pesquisa e roteiro: Andréa Bandeira (UPE)
Locução: Kaoana Sopelsa (UFGD)
Voz: Indiara Launa Teodoro (UPE)
Edição de Áudio: Natália Oliviera (UPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Maria Clara de Oliveira (Unimontes-MG) e Ingryd Damásio (Unimontes-MG)
Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG)
Trilha sonora: Ekena, Todxs Putxs (2017)
Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPECS; GT Estudos de Gênero ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil
Pais/Ano: Brasil, Ano III, 2022
www.instagram.com/segundasfeministas/
www.facebook.com/Segundas-Feministas/
Fontes:
FERREIRA, Thuila Farias. Sujeitas da própria história: influência, organizações e movimentos de mulheres africanas (1940-1990). Revista Transversos. Dossiê: O protagonismo da mulher negra na escrita da história das Áfricas e das Améfricas Ladinas. Rio de Janeiro, nº. 21, 2021. pp. 177-196. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ transversos>. ISSN 2179-7528. DOI: 10.12957/transversos.2021.55005
FERREIRA, Thuila Farias. Africanas: gênero e feminismo em perspectiva afrocentrada. Dissertação em História. Porto Alegre, PPGH/UFRS, 2020.