Listen

Description

APRESENTAÇÃO

“Se cuida, se cuida seu machista! A América Latina será toda feminista!” Com slogans difundidos nas redes sociais e que viram brados nas ruas, introduzindo novas sujeitas que têm seu primeiro contato com as discussões feministas em páginas, grupos e perfis on-line, é inegável como a crescente presença do ativismo virtual marca um novo capítulo nos movimentos feministas. Movimentos esses que historicamente articulam o corpo ao discurso, engajando-se em diferentes mídias e reinventando-se em manifestações poéticas e políticas.

É na originalidade de abordagens que o Ciberfeminismo introduz, refutando narrativas que justificam e autorizam a violência contra a mulher, reivindicando bandeiras como o direito ao corpo, materializada na luta pela legalização do aborto, denunciando o memóricídio e reacendendo politicamente personagens que foram esquecidas, que uma nova geração de mulheres encontra a voz, e fala. Fala, grita, brada… reinventa os sentidos do ser mulher e reinventa a si mesma, de forma irreversível. Para falar sobre esse rizoma Ciberfeminista, no episódio de hoje recebemos Dantielli Assumpção Garcia.

FICHA TÉCNICA

Segundas Feministas

Episódio 118 – Ciberfeminismo: poéticas e políticas nas redes

Convidada: Dantielli Assumpção Garcia (Unioeste)

Direção Geral: Andréa Bandeira (UPE)

Direção executiva: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)

Pesquisa e Roteiro: Indiara Launa Teodoro (UPE)

Locução: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)

Voz: Indiara Launa Teodoro (UPE)

Edição de áudio: Natália Oliveira (UPE)

Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Maria Clara de Oliveira (Unimontes), Natália Oliveira (UPE), Renan de Souza Nascimento (Unimontes-MG)

Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG)

Trilha sonora: Ekena, Todxs Putxs (2017).

Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPECS; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.

País/Ano: Brasil, Ano III, 2022.

www.instagram.com/segundasfeministas/

www.facebook.com/Segundas-Feministas/

FONTES:

GARCIA, D. A.; LUNKES, F. (Org.) . Mulheres e.... 1. ed. Uberlândia - MG: Navegando Publicações, 2021. 318p.

GARCIA, D. A.; SOUSA, L. M. A. E. (Org.) ; PRANDI, M. B. R. (Org.) ; BASTOS, G.G. (Org.) . Quando o feminino grita no poético e no político. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. v. 1. 434p.