APRESENTAÇÃO
A historiografia feminista avança à medida em que adota novas formulações que garantem a interseccionalidade entre as categorias sexo-social, raça e classe. Assim é que as histórias de mulheres libertas, principalmente africanas, que se tornaram senhoras de escravizados/as, recentemente suscitadas em debate público, garantem ampliar o conhecimento sobre a escravidão no Brasil e questionar as análises apresentadas pela historiografia conservadora sobre as políticas escravocratas que persistem e inflamam a cultura do racismo e suas consequências sociais no mundo contemporâneo.
No episódio de hoje, para conversar sobre o inquietante debate da mobilidade social da pessoa escravizada no Brasil oitocentista e suas consequências na sociedade brasileira de hoje, o Segundas Feministas recebe a historiadora feminista Adriana Dantas Reis.
#historiadorasnegras
FICHA TÉCNICA
Segundas Feministas
Episódio 99 – Escravidão, gênero e mobilidade social
Convidada: Profa. Dra. Adriana Dantas Reis
Direção Geral e Coordenação: Andréa Bandeira (UPE)
Direção executiva: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Pesquisa e Roteiro: Andréa Bandeira (UPE), Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Locução: Andréa Bandeira (UPE); Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Voz: Indiara Launa Teodoro (UPE)
Edição de áudio: Andréa Bandeira (UPE), Natália Oliveira (UPE) e Indiara Launa Teodoro (UPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Maria Clara de Oliveira (Unimontes), Natália Oliveira (UPE), Sthefany Ribeiro e Ingrid Damásio (Unimontes-MG)
Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG)
Trilha sonora: Ekena, Todxs Putxs (2017).
Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPECS; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil, Ano II, 2021.
www.instagram.com/segundasfeministas/
www.facebook.com/Segundas-Feministas/