Até meados do século XIX, a vida da mulher era administrada conforme os interesses masculinos, sendo envolta em uma aura de castidade e de resignação. Com as lutas feministas e as reivindicações por igualdade de direitos, as mulheres vem conquistando um espaço maior na sociedade e têm buscado se libertar das sujeições manifestas nas mais diversas esferas de sua vida.
Apesar do prazer feminino já ser determinante nas relações, as restrições nas expressões da sexualidade e a ideia de sexo como “pecado original” ainda estão presentes e afetam as possibilidades de superação de vários tabus relacionados.
Os privilégios da liberdade sexual dos homens ainda são grandes e desrespeitam o espaço das mulheres, sobretudo o território de seus corpos. Para falar sobre as políticas do afeto, a partir de um viés feministas, e trazer o prazer para o centro do debate, vamos conversar com Tchella Maso que é graduada e mestra em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e professora da Universidade Federal da Grande Dourados. Suas pesquisas têm como lócus a América Latina, a partir de uma abordagem feministas decolonial das Ciências Sociais para teorizar sobre corpos, rebeldias e movimentos sociais.
#Feminismos #Afetividades #Corpos #PrazerFeminino #SegundasFeministas
Segundas Feministas
Episódio 75: FEMINISMO, CORPO E PRAZER
Convidada: Profa. Ma. Tchella Fernandes Maso (UFGD)
Equipe de Produção (projeto e execução):
Direção Geral e Coordenção: Andréa Bandeira (UPE)
Direção executiva: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Pesquisa e Roteiro: Andréa Bandeira (UPE), Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Locução: Andréa Bandeira (UPE); Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Voz: Indiara Launa Teodoro (UPE)
Edição de áudio: Andréa Bandeira (UPE), Natália Oliveira (UPE) e Indiara Launa Teodoro (UPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Maria Clara de Oliveira (Unimontes), Natália Oliveira (UPE), Sthefany Ribeiro e Ingrid Damásio (Unimontes-MG)
Coordenação de Educação: Natália Cavalcanti (IFPA)
Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG)
Trilha sonora: Ekena, Todxs Putxs (2017).
Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPECS; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil, Ano II, 2021.
www.instagram.com/segundasfeministas/
www.facebook.com/Segundas-Feministas/