Listen

Description

Simone de Beauvoir já nos alertava que nunca devemos nos esquecer de que “basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes”. Com o momento de ascensão de governos de extrema direita, ultraconservadores, autoritários e neoliberais em várias partes do mundo (inclusive no Brasil), vivenciamos o recrudescimento ou a perda de direitos que foram historicamente conquistados pela luta das mulheres.

Projetando um futuro caótico onde um governo teocrático e autoritário assume o poder, anulando todos os direitos das mulheres e restituindo-as a papeis bíblicos tradicionais de servas, esposas e prostitutas, Margareth Atwood coloca em cena sua heroína vestida com um manto vermelho para liderar a resistência em sua sobra The handmaid´s tale – O conto da Aia, em português – publicada originalmente em 1985.

O Segundas Feministas dessa semana mergulha no universo distópico de Margareth Atwood com Maria Clara de Oliveira Silva que é mestre em História pela Universidade Estadual de Montes Claros; pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gênero e Violência (GPEG-Unimontes), professora da rede pública de Educação básica de Minas Gerais e membro da equipe do Segundas Feministas.

FICHA TÉCNICA:

Segundas Feministas

Episódio 82: Feminismo e Distopia: The Handmaid's Tale

Convidada: Maria Clara de Oliveira Silva (GPEG-Unimontes)

Direção Geral e Coordenação: Andréa Bandeira (UPE)

Direção executiva: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)

Pesquisa e Roteiro: Cláudia Maia (Unimontes), Andréa Bandeira (UPE), Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)

Locução: Andréa Bandeira (UPE); Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)

Voz: Indiara Launa Teodoro (UPE)

Edição de áudio: Andréa Bandeira (UPE), Natália Oliveira (UPE) e Indiara Launa Teodoro (UPE)

Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Maria Clara de Oliveira (Unimontes), Natália Oliveira (UPE), Sthefany Ribeiro e Ingrid Damásio (Unimontes-MG)

Coordenação de Educação: Natália Cavalcanti (IFPA)

Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG)

Trilha sonora: Ekena, Todxs Putxs (2017).

Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPECS; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.

País/Ano: Brasil, Ano II, 2022.

www.instagram.com/segundasfeministas/

www.facebook.com/Segundas-Feministas/